7 bandas que salvaram o rock nos anos 2000
Desde dos anos 50 quando o rock n’ roll foi criado, não param de aparecer vertentes do gênero, bandas querendo sempre inovar o estilo, isso sempre aconteceu através das décadas.
Todo mundo tem a sua década preferida do rock, uns preferem o rock clássicos dos anos 50, outros preferem o rock dos anos 60 que foi o auge com The Beatles e The Rolling Stones, já outros preferem a psicodelia ou o punk dos anos 70, outros preferem os anos 80 com o auge da new have, hard rock e glan metal, outros já gostam mais dos anos 90 que teve seu auge com as bandas grunges Nirvana e Pearl jam, não menos importante tem o rock dos anos 2000, que lançou bandas importantes, e por isso deve ser lembrado!
O ROCK NA VEIA selecionou 5 bandas dos anos 2000 que salvaram o rock, por mais saudosistas que os fãs de rock possam ser, essa década teve bandas que realmente salvaram a musicas dos anos 2000.
Veja a lista das 7 bandas que salvaram o rock nos anos 2000
Arctic Monkeys
Formada em 2002 na cidade de Sheffield Inglaterra, a banda foi considerada parte da cena indie rock junto com The Libertines, The Futureheads e Franz Ferdinand. Atingiram o sucesso através de fitas demo.
O sucesso veio com seu segundo single, “I Bet You Look Good on the Dancefloor”, que alcançou o primeiro lugar UK Singles Chart.
Seu primeiro álbum Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not, lançado em 2006, foi o álbum de estreia vendido mais rápido na história britânica.
Franz Ferdinand
Formada em 2002 na cidade de Glasgow, Escócia, influenciados por Talking Heads e outras da década de 80, com a pegada dançantes do indie rock dos anos 2000. é considerado uma das grandes revelações da cena musical dos anos 2000.
Com o produtor Tore Johansson grava seu álbum de estreia no ano de 2004, a musica “Take Me Out” chegou no 3.º lugar das paradas britânicas. é o álbum homonimo Franz Ferdinand, lançado em 2004, estreou no #3 na parada de álbuns britânica.
Gram
Formada em 2002, a banda tem um estilo de rock alternativo. antes da banda se formar Sergio e Pagotto tinham uma banda chamada The Beatless, que era cover dos Beatles, eles chegaram a tocar no Cavern Club em Liverpool.
Após o isso, montam a banda Mosva, já com o guitarrista Luiz Ribalta, cantando em inglês. Gravam um disco auto-intitulado, mas a banda não durou, apos isso montam o Gram, incluindo o guitarrista Marco Loschiavo e o baterista Fernando Falvo, dessa vez cantando em português.
Gravam seu primeiro disco independente, e lançam o clipe Você Pode ir na Janela, que foi o grande sucesso da banda.
Jet
Formada em 2000 em Melbourne, Austrália. O álbum de estreia da banda, Get Born (2003) projetou a banda para o mundo.
As maiores influência da banda são: The Kinks, The Beatles, AC/DC, e Rolling Stones.
O contrato com a gravadora permitiu que a banda prestasse uma grande homenagem ao rock clássico com a participação do lendário tecladista Billy Preston no disco.
My Chemical Romance
Formada em 2001 em Nova Jérsei, sob o comendo do vocalista Gerard Way, além do baixista Mikey Way e os guitarristas Ray Toro e Frank Iero.
Seu som e constatemente relacionado aos gêneros rock, punk, pop punk, post-hardcore e emo. Suas influências são diversos: MC5, Misfits e Black Flag.
A crítica disse que a essência do My Chemical Romance encontra-se no drama, com um rock n’ roll mais visceral dramáticos da história recente.
The Darkness
Formada em 2000 na Inglaterra, The Darkness segue o estilo Glam/Hard Rock, seu som têm influência de bandas de rock dos anos 70, como Queen, Mercyful Fate, Kiss, AC/DC, Judas Priest, Led Zeppelin, Thin Lizzy, New York Dolls, Mott the Hoople, Van Halen,T.Rex e Sweet.
Eles já abriram shows para o Deep Purple e Def Leppard, em 2003, foi lançado o single “Get Your Hands Off My Woman”, que alcançou a 36º na parada britânica.
The Killers
Formada no ano de 2002 em Las Vegas, conta com os integrantes Brandon Flowers (vocais), Dave Keuning (guitarra) Mark Stoermer (baixo), Ronnie Vannucci (bateria)
Seu primeiro álbum, Hot Fuss lançado 2004, obteve críticas possitivas além de reconhecimento do público, graças aos sucessos das musicas “Somebody Told Me”, “Mr. Brightside” e à sonoridade dançante dos anos 80.