Tudo sobre o mundo do rock você encontra aqui

Pesquise sobre seu artista favorito

Pesquise sobre seu estilo de rock favorito.

Pesquise sobre sua banda favorita

Aqui você irá encontrar biografias, curiosidades, enquetes, quiz, tudo sobre o mundo do rock.

Nirvana In Utero: tudo sobre o álbum

Nirvana In Utero foi o ultimo álbum de estúdio de Kurt Cobain, varias curiosidades e mistérios cercaram as gravações e o lançamento desse disco, o que poucos sabem e que essa historia começou no Brasil.

O Nirvana já era a  maior banda do mundo em 1993  quando chegou para dois shows no Brasil,  eles foram para o estúdio da BMG no Rio de Janeiro em 19 de janeiro. Seguranças brasileiros faziam a escolta de Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl,  Courtney Love junto com a baterista do Hole, Patty Schemel, acompanharam a banda junto com os  produtores Ian Beveridge e Craig Montgomery. O Brasileiro Dalmo Belloti, foi convocado para ser o engenheiro de som daquelas sessões. Durante três dias, as sessões começavam às 16h, e duravam até a madrugada.

Duas musicas do Nirvana foram tocadas ao vivo pela primeira vez no show do Brasil são elas Scentless Apprentice e Heart-Shaped Box confira os vídeos:

Nirvana – Heart – Shaped Box (Hollywood Rock 1993 Brasil)

Nirvana – Scentless Apprentice (Hollywood Rock 1993 Brasil)

A personalidade do Nirvana era formada por três estereótipos: “o caladão, Kurt Cobain, “o cara tranquilo”, Krist Novoselic, e “o divertido”, Dave Grohl. Kurt  comandava todo o processo, com frases curtas e pouco diálogo. “Vamos tocar mais outra vez?”, dizia ele ao ouvir as demos registradas. As musicas do Nirvana foram gravadas em 24 canais, em fitas de 2 polegadas. Dalmo Belloti relembra ter achado estranho tamanho preciosismo. Ele não tinha ideia que ao final daqueles três dias de gravações, a banda levaria embora as 20 horas de material. O que ele também não imaginava era que ali começava a ser gerado o álbum Nirvana In Utero.

Em 1993 o Nirvana passou pelo Brasil  para duas apresentações tão lendárias, nos dias 16 de janeiro, no Estádio do Morumbi, e 23 do mesmo mês, na Praça da Apoteose, dentro do extinto festival Hollywood Rock.

Veja a matéria do Nirvana no Brasil, as loucuras aprontadas pro Kurt Cobain e companhia.

Era como se fosse a Beatlemania˜, conta Patty. ˜Para entrar e sair dos lugares, precisávamos ser escoltados pelos policiais.


Capa do álbum Nirvana In Utero Lançado em 14 de setembro de 1993

Capa do álbum Nirvana In Utero Lançado em 14 de setembro de 1993

Nirvana In utero – Faixas:

  1. Serve the Servants
  2. Scentless Apprentice
  3. Heart-Shaped Box
  4. Rape Me
  5. Frances Farmer Will Have Her Revenge on Seattle
  6. Dumb
  7. Very Ape
  8. Milk It
  9. Pennyroyal Tea
  10. Radio Friendly Unit Shifter
  11. tourette’s
  12. All Apologies
  13. Gallons of Rubbing Alcohol Flow Through the Strip

 


Dalmo Belloti passou aqueles três dias com o Nirvana no estúdio, se lembra claramente da mania de Kurt Cobain em beber café preto sem açúcar. “Eu não entendia muito bem o que ele falava, ele dizia: “Just black”. Eu não tinha ideia do que significava essa expressão”, afirma. Kurt Cobain se mostrava introspectivo, e Courtney mal falava durante as gravações. “Se houve o uso de drogas, eu não vi”, diz o produtor. “A bebida era café e água mineral .”

As letras do Nirvana nesse álbum continuaram por conta de Kurt Cobain, duas musicas foram em parceria com Krist e Dave são elas: Scentless Apprentice e Gallons of Rubbing Alcohol Flow Through the Strip essa segunda foi gravada no Brasil, veja a versão sem alteração gravada no estúdios da BMG no Rio.

Gallons of Rubbing Alcohol Flow Through the Strip

 

A produção do álbum Nirvana In Utero

Steve Albini, produtor do disco, se recusa a falar sobre Courtney Love (“Eu não quero falar dela.”), mas sobre a produção e convivência com a banda já e outra historia.

Segundo Albini, “o primeiro contato foi com Kurt. Ele ligou. Depois eu escrevi uma carta para ele explicando como eu trabalho, se ele aceitasse seria daquela forma”, relembra. O produtor lembra que  “a ideia inicial do disco era uma gravação com alta qualidade”.

Vídeo clipe da musica Heart-Shaped Box teceira faixa do In Utero

Foram aproximadamente duas semanas de gravação. Nesse período, Steve Albini conviveu com a banda logo após o sucesso de Nervemind, lançado em 1991.

Eles me pareceram caras de uma banda normal. Tinham uma postura boa, eram divertidos, sabe? Gostavam uns dos outros, gostavam da música deles, gostavam do que estavam fazendo. Instantaneamente, tivemos uma boa relação.

 

Reconhecimentos

Nirvana In Utero continuou a surpreender comercialmente e a receber elogios. Em um artigo da Guitar World de 2003 que comemorou o décimo aniversário do lançamento do álbum, o biógrafo de Cobain, Charles R. Cross, falou que Nirvana In Utero foi bem melhor que Nevermind. Um álbum que vendeu quatro milhões de copias ser ignorado, quer dizer então que Nirvana In Utero é uma pérola perdida.